
em algumas especialidades não demoram a ser aproveitados por outras. Há algum tempo o tratamento da maioria dos cálculos urinarios ja não necessita mais cirurgia aberta, com uso mais frequente de procedimentos endoscópicos, menos invasivos. Os cálculos de glandulas salivares (sialolitíase), são de ocorrência comum mas, as vezes, pouco lembrados, e podem levar a dor, inchaço no pescoço ou face, e boca seca. Podem evoluir com infecção secundária e abcessos! Até recentemente os pacientes tinham 2 opções de tratamento: antibióticos e antiinflamatórios nas crises, que melhoram os quadros agudos mas não previnem recidivas, ou cirurgias abertas, as vezes até retirando a glandula salivar, o que diminui a produção da saliva! Recentemente no Brasil, como ja comentado nesse Blog, fui um dos pioneiros da Sialoendoscopia, com um equipamento desenvolvido na Suiça e fabricado na Alemanha, que pode ser usado pra retirar cálculos pequenos com sondas tipo Basket. Esse procedimento é um grande avanço, mas ainda a cirurgia pode ser necessária em casos de cálculos muito grandes.
Hoje, baseado nas técnicas urológicas, e com a ajuda do Dr Antonio Celso Di Piero, passamos a resolver esse problema. Realizamos o primeiro caso do Brasil de Retirada desses cálculos com Laser por via endoscópica. A técnica é um grande avanço, pois permite a retirada de cálculos muito grandes, sem cortes, com uma recuperação mais rápida do paciente! O tamanho dos cálculos deixam de ser um limite para o procedimento!

- Posted using BlogPress from my iPad
Location:Campinas,Brazil
Possuo um calculo de 3,4 mm na saída da glândula submandibular esquerda. Ela não parece conseguir sair pelo canal com facilidade. Como já tive que extrair minha glândula salivar direita, estou tentando preservar esta que agora é responsável pela maior parte de minha saliva. Quase sempre que entope consigo resolver com massagem no interior da boca, mas como nao é algo que pode ser feito em qualquer lugar tem me incomodado cada vez mais.
ResponderExcluirGostaria de saber onde posso encontrar profissionais que estejam usando esta técnica, se é coberta por plano médico sulamerica, se é feito em hospital ou no próprio consultório. Moro em São Paulo e meu email para contato é marcossch@uol.com.br. Agradeço desde já a atenção.
Marcos
Meu contato é higinosteck@gmail.com
ResponderExcluirDr. José Higino Steck, só tenho a agradecer a você e sua equipe pelo carinho, atenção e acolhimento, todos da equipe são muito queridos. Agradeço a Deus todos os dias por ter lhe colocado em meu caminho! Se não fosse este Blog não teria o conhecido e nem teria me curado de um cálculo na parótida. Estou muito feliz por tudo ter dado certo e espero que daqui para frente eu tenha uma vida "normal". Obrigada por tudo!
ResponderExcluirdr como contactar seu consultorio para maior informação sobre o tratamento endoscopio
ResponderExcluirOla Dr Jose Higino,
ResponderExcluirNao moro no Brasil e tenho um calculo de 7.5 mm na glândula submandibular direita. Gostaria de ouvir a sua opniao em relacao a realmente ter que remover a glandula nesse caso devido ao tamanho da pedra.
O que faco? estarei no Brasil em dezembro e pretendo ter a opiniao de outros medicos.
Agradeco desde ja o seu retorno.
Virginia
Ola Virginia. Cálculos desse tamanho podem ser retirados por sialoendoscopia com auxílio do laser ou por acesso combinado. Em geral não há necessidade de retirada da glândula. Mas são procedimentos que devem ser realizados em centros especializados. No Brasil nosso Centro em Campinas tem a maior experiência do Brasil com essa técnica. Obrigado.
ExcluirBoa tarde,estou com cálculo na parótida,fui ao cirurgião e o mesmo disse que a cirurgia é mto delicada,por causa dos nervos faciais,ele falou tanta coisa que eu saí da sala em pânico,como o cálculo está grande,não tenho outra opção a nao ser a cirurgia.Alguem que já tenha feito,poderiam me dizer como foi a recuperação, ficaram com alguma sequela? As chances de sequela realmente são grandes?
ResponderExcluirO uso da sialoendoscopia permite a retirada de calculos da parótida com risco baixo para o nervo facial e sem ressecar tecido glandular. Hoje é uma alternativa melhor à cirurgia convencional.
ExcluirBoa tarde,estou com cálculo na parótida,fui ao cirurgião e o mesmo disse que a cirurgia é mto delicada,por causa dos nervos faciais,ele falou tanta coisa que eu saí da sala em pânico,como o cálculo está grande,não tenho outra opção a nao ser a cirurgia.Alguem que já tenha feito,poderiam me dizer como foi a recuperação, ficaram com alguma sequela? As chances de sequela realmente são grandes?
ResponderExcluirBoa noite.Gostaria de saber quais cuidados tomar após essa cirurgia,qual tipo de repouso no pós cirurgia?
ResponderExcluirBom dia,me passe informação do pós cirurgia,como é a recuperação,precisa de repouso?quantos dias??desde já agadeceço!
ResponderExcluirEsse tipo de procedimento apresenta recuperação muito rápida sem necessidade de repouso.
ExcluirOlá Dr, José Higino, tenho um calculo de 16mm na porção distal do ducto da glãndula submandibular esquerda, determinando dilatação ductual a ontante, com diâmetro do ducto de até 3,2mm, ( laudo tomografico) moro interior RJ , e só fazem procedimento convencional, com retirada grandula. será possivel a realização da sialoendoscopia para retirada com calculo?
ResponderExcluirÉ possivel utilizar a sialoendoscopia para auxiliar a retirada de cálculos desse tipo. Podem ser utilizadas diferentes tévnicas com auxilio da sialoendoscopia, por exemplo litotripsia a laser, acesso combinado, sempre com o objetivo de preservar a glândula salivar.
Excluir