segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

SIALOENDOSCOPIA, O ESTADO DA ARTE EM DOENÇAS BENIGNAS DAS GLÂNDULAS SALIVARES





A Sialoendoscopia é uma técnica, desenvolvida na Suiça e Alemanha, para exame e tratamento de doenças benignas das glândulas salivares, que vem ganhando adeptos em todo o mundo. Trata-se de um exame em que se usa um mini endoscópio, de 1,1 a 1,3 mm de espessura, que é introduzido no ducto das glândulas salivares submandibular ou parótida, e permite, além de diagnóstico mais preciso, também a irrigação e o tratamento de cálculos das glândulas salivares. Trata-se de um método que promete revolucionar o tratamento dessas doenças pois evita cirurgias e permite a retirada de muitos cálculos com técnica minimamente invasiva. Como tudo em medicina, e em especial em cirurgia, o treinamento é fundamental para realizar a Sialoendoscopia, seja com intenção diagnóstica ou terapêutica. Por isso fui a Genebra esse ano para fazer o treinamento dessa nova técnica no ESTC (European Sialoendoscopy Trainning Center) com o Professor Marchal, um dos desenvolvedores da técnica e dos aparelhos. Com isso mais uma vez somos um dos pioneiros no Brasil a introduzir novas técnicas e novas tecnologias em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, como aconteceu com o Linfonodo Sentinela, com a Tireoidectomia video assistida, e com o planejamento de cirurgias complexas com prototipagem. E nossa experiência com Sialoendoscopia, embora inicial, já é uma das maiores do Brasil.

5 comentários:

  1. Boa noite!

    Minha irmã foi diagnosticada com entupimento do ducto salivar e nenhum medico resolve não sabemos o que fazer o senhor pode nos ajudar.
    izabelaparis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. O entupimento das glandulas salivares pode ser causado por cálculos (semelhante aos cálculos renais, mais comuns) ou processo inlamatório ou estenose. Os sintomas podem ser inchaço da glândula e dor em episódios que podem ser relacionados a alimentação. O melhor tratamento para isso hoje inclui endoscopia das glândulas salivares (sialoendoscopia) que serve para diagnosticar a causa do entupimento e para tratar a causa da obstrução com endoscopia, sem cortes! Esse procedimento, por ser novo e exigir treinamento especializado, só é disponível hoje em alguns centros no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O senhor poderia me indicar um endereço aqui no rio de janeiro ou regiao sudeste.

      Excluir
  3. Posso indicar em São Paulo ou Campinas
    Meu contato é higinosteck@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Prezado Dr. José Higino Stec,

    Após quase 9 meses de fortes dores e peregrinação a vários profissionais aqui no Rio de Janeiro, foi constatado que meu marido está com 3 pedras na glândula salivar. Após pesquisas na internet soubemos da técnica SIALOENDOSCOPIA, que já praticada em vários países europeus. Aqui no Brasil até onde sabemos, parece que somente no estado de São Paulo.

    O sr. poderia nos ajudar, nos indicando profissionais no estado de São Paulo aptos a fazerem esse tipo de cirurgia?

    Agradecemos imensamente a sua ajuda,
    Maria de Fátima Martins van der Heijde
    e-mail: fheijde@yahoo.com

    ResponderExcluir